quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Como vai a Núria...

Está grávida de 20 semanas – já só faltam 140 dias!

O bebé está a aprender a engolir.
Já chegou a meio da gravidez - parabéns! O bebé pesa agora cerca de 300 gramas. Tem cerca de 16,50 centímetros de comprimento, da cabeça até ao rabinho, e cerca de 25,5 centímetros da cabeça ao calcanhar. (Nas primeiras 20 semanas, utilizamos a medida do topo da cabeça do bebé até ao rabinho. A partir daqui, utilizamos as medições da cabeça até aos pés. Isto deve-se ao facto de o bebé enrolar as pernas contra o peito durante a primeira metade da gravidez, dificultando a medição.)
Todo o corpo do bebé está coberto por uma substância branca gordurosa chamada vernix caseosa, que protege a pele durante a sua longa imersão em líquido amniótico. Quando chegar a altura, este macio revestimento também facilitará a passagem pelo canal de parto.
O bebé já engole mais, o que constitui um bom treino para o sistema digestivo. Começou também a produzir mecónio, uma substância preta e pegajosa composta por células mortas, secreções digestivas e líquido amniótico ingerido. Este mecónio vai-se acumulando nos intestinos e fará a sua aparição na primeira fralda suja do bebé (embora alguns bebés o eliminem no útero ou durante o trabalho de parto).
É mesmo verdade:
60 por cento das futuras mães dizem ter-se sentido felizes e descontraídas no segundo trimestre. Apenas 28 por cento se sentiram assim no primeiro trimestre.